O PSB ficou em segundo lugar em número de prefeituras conquistadas na região nordeste, 206. Tornou-se o mais nordestino de todos os partidos, porque concentrou nesses Estados a maioria de seus novos prefeitos. Mesmo tendo conquistado em algumas cidades de porte, como João Pessoa (PB), os socialistas preponderaram nas pequenas cidades do interior.
Os petistas ficaram apenas em sexto lugar em número de prefeitos nordestinos eleitos (137), atrás do DEM. Mas as vitórias em algumas das maiores cidades da região, como Recife e Fortaleza, o deixaram com o segundo maior contingente de eleitores sob suas futuras administrações, 5 milhões.
O DEM encolheu muito no Nordeste, principalmente na Bahia, onde já foi hegemônico e, neste pleito, foi suplantado pelo PMDB do ministro Geddel Vieira Lima e pelo PT do governador Jaques Wagner. Os “democratas” são agora apenas a quinta força no Nordeste em prefeituras, atrás até do PTB.
O PMDB teve um desempenho homogeneamente bom em todos os Estados do Nordeste. Ganhou em cidades pequenas e grandes, como Salvador (BA). Por isso, acabou se tornando o partido com maior número de prefeitos eleitos na região, 338.
Fonte: transcrito do blog Luizinho Cavalcante
Nenhum comentário:
Postar um comentário