NOTA DE ESCLARECIMENTO
A Prefeitura Municipal de Carnaubais, através da
Secretaria de Administração, vem por meio desta, esclarecer aos servidores
públicos deste município, sobre assuntos relacionados ao pagamento do Abono
salarial PIS/PASEP.
1º
- A Prefeitura de Carnaubais não tem nenhuma gerência sobre o pagamento do
abono, sendo este de responsabilidade do Ministério do Trabalho e Emprego –
MTE;
2º
- O Ministério do Trabalho tem a prerrogativa de enviar as informações dos
servidores quem tem direito ao abono salarial para o Banco do Brasil, que é o
agente pagador;
3º
- O Banco do Brasil, tendo recebido as informações, age para que os
beneficiários recebam o valor devido a eles;
Diante do exposto, cabe a Prefeitura de Carnaubais,
enviar as informações dos servidores via RAIS – Relação Anual de Informações
Sociais do Ministério do Trabalho, para que o mesmo efetue o processamento das
informações e autorize o pagamento dos benefícios no calendário estipulado pelo
próprio ministério, ou seja, com inicio em 15.08.2012 e Final em 28.06.2013.
A Prefeitura através da secretaria de Administração,
enviou as informações em tempo hábil, ou seja, no dia 22.03.2012, conforme
recibo de entrega disponível para consulta na própria secretaria, já que o
prazo inspirava-se em 23.03.2012, no entanto, quando da confirmação por parte
do Ministério do Trabalho e Emprego – MTE, foram detectados inconsistências nos
dados de alguns servidores tais como:
Pis convertido numero para Pasep,
Numero de Pasep
convertido em novo número;
Esse procedimento é feito pelo próprio sistema do
Ministério do Trabalho e Banco do Brasil, não tendo a Prefeitura nenhuma
Ingerência sobre tal situação.
Portando, informado desta situação, o Setor
responsável tomou as medidas necessárias para a retificação dos dados, e assim
foi feito de acordo com os procedimentos legais, entregando-se novamente a
RAIS-Retificadora, no dia 25.05.2012, contendo todos os seus servidores, já
devidamente procedido os acertos propostos pelo Ministério do Trabalho.
Porém, diante deste fato, fomos informados, tanto pelo Ministério do
Trabalho, quanto pelo Banco do Brasil, que os servidores com direito ao abono
salarial, teriam uma alteração no calendário de pagamento, passando a receber o
beneficio, somente a partir do dia 04.12.2012; diante deste fato a Prefeitura
buscou junto a estes dois órgãos, uma forma de antecipar esta data, sendo que,
não foi possível segundo o Ministério do Trabalho e o Banco do Brasil, por estarem
cumprindo determinação da RESOLUÇÃO do Conselho Deliberativo do Fundo de Amparo
ao Trabalhador - CODEFAT Nº 695, DE 28 DE JUNHO DE 2012, Art. 2º Alinea “f” Parágrafo 2º.
Portanto, firmamos que, o compromisso desta Administração, continua a
ser o de defender o Serviço Público com presteza e respeito, tonando possível
fazermos uma Administração voltada para o bem estar de todos.
Carnaubais, 27 de agosto de 2012.
___________________________
Claelma Oliveira Mancio Costa
Secretária de Administração
______________________________________________________
Nenhum comentário:
Postar um comentário