Blogueiros do Vale do Açu iniciaram uma campanha em prol da construção da Estrada da Castanha, trecho estadual entre Carnaubais e o entroncamento de Serra do Mel e Areia Branca. A iniciativa partiu do blogueiro e radialista, Magno Marques, e se espalhou rapidamente, primeiro pelos blogs de Carnaubais e depois pelas outras mídias do Vale.
No dia 28 de junho, ele deu o primeiro passo, ao criar uma logomarca com os dizeres: "Eu luto por ela. Estrada da Castanha. Carnaubais - Serra do Mel", serviu para incentivar a campanha que continua crescendo. "Primeiro, os 10 blogs de Carnaubais aderiram à campanha, depois Ana Walquíria, em Natal, Luciano Seixas, em Alto do Rodrigues, Samuel Júnior, em Assú e outros", completa.
Embalado pela proposta, o blogueiro Zelito Coringa, dono do espaço virtual, Falando de Saberes, aproveitou para abrir um abaixo-assinado também virtual. Ele utiliza uma plataforma que fornece alojamento on-line gratuito para petições públicas, já com o ambiente para assinaturas. "Não esperava tanta repercussão", acrescenta.
A internet tem se transformado em importante ferramenta de reivindicação. Recentemente, a plataforma Twitter foi utilizada para cobrar a redução no preço da gasolina no Estado. Em Natal, pela mesma ferramenta fizeram o Fora Micarla (#foramicarla) que coloca em cheque a atuação da prefeita de Natal.
A Estrada
A construção da Estrada da Castanha começou a ser discutida no dia 4 de julho de 2010, como bandeira de reivindicação do vereador, Wanderlei Mendes, de Carnaubais. Na época foi realizada uma audiência pública para viabilizar a conclusão da rodovia que é, na verdade, a extensão da RN 016, que vai de Assú até Carnaubais, terminando no cruzamento de Serra do Mel/Areia Branca.
O trecho de 36km está orçado em R$ 22 milhões, mas segundo o próprio Wanderlei, a Petrobras se comprometeu, no ano passado, em dar o asfalto, fazendo reduzir os custos do projeto em pelo menos metade.
Segundo Magno Marques, a estrada encurtará uma série de distâncias entre a região Oeste, a Costa Branca e até a região metropolitana de Natal. "Quem está em Mossoró e quer ir para Macau, poderia reduzir mais de 40km indo pela estrada. Ela, inclusive, também facilitaria a chegada em Macau, Guamaré e até Natal, pela zona norte", completa.
No próximo dia 14, o Consórcio Intergestores Vale Unido, o G-12, volta a se reunir com membros do governo para discutir o início da obra, esperada há tanto tempo. "Essa estrada é fundamental para a garantia econômica da região, beneficiando, sobretudo, a produtividade de caju e castanha e a produção do Baixo-Açu, com o barateamento do custo de transporte", concluiu Wanderlei.
Fonte: Jornal de Fato
Nenhum comentário:
Postar um comentário