sexta-feira, 24 de dezembro de 2010

PAPÉIS TROCADOS




Hoje os cristãos a partir das 23:00h darão início a uma das mais conhecidas festas o Natal, certo? Correto. Todos comemorarão o nascimento do Salvador, Jesus Cristo. Mais o que mais intriga em tudo isso é que apesar dessa data ser a celebração d0 nascimento do Salvador, quem leva a fama em tudo isso na verdade é a figura de um sujeito que não nasceu em uma manjedoura e nem foi crucificado e sim; nasceu das conveniências do mercado consumista o famoso Papai Noel.
Ele tem destaque garantido no lugar do Cristo no período em que era pra ser reverenciado pela sua coragem de nascer para morrer no lugar dos pecadores. Noel , é uma invenção do consumismo. Esse arquétipo do bom e caridoso velhinho foi plageado do verdadeiro "bom velhinho", São Nicolau.
São Nicolau, surgiu no final do século III na Ásia Menor e, se dedicou a religiosidade e em fazer caridades. Depois de ter herdado uma grande fortuna com a morte de seus pais, investiu toda a herança em fazer o bem a quem precisava e fazia isso secretamente para que ninguém se sentisse na obrigação de agradecer o que ele de espontânea vontade fazia, até entrar pelas chaminés.
Não tenho nada contra em quem acredita em papai noel ou nos que vendem essa imagem. Só acho que devemos dar a César o que é de César e a Deus o que é de Deus.
Mas, cada um tem o livre arbítrio para acreditar no que quiser. Isso não é protesto é só um lembrete do que deveria ser mesmo o sentido do natal e chamar a atenção para influência do modismo/consumismo nos seguimentos religiosos.

À todos os leitores deste blog um feliz natal! Um natal onde o maior presente é a família e que possamos ver nascer todos os dias o amor, o perdão, a sinceridade, a justiça, a honestidade em cada um de nós e, assim partilhar desses sentimentos no trabalho, com os amigos e principalmente no seio familiar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário