quinta-feira, 13 de maio de 2010

Sesap promove evento de prevenção à violência doméstica e sexual

Nesta sexta-feira (14) o Núcleo de Prevenção à Violência, Promoção da Saúde e Cultura de Paz da Secretaria Estadual de Saúde (Sesap), promove evento de sensibilização sobre a notificação da violência doméstica e sexual no Hospital José Pedro Bezerra (Santa Catarina).

O evento terá início às 9h e contará com a presença de representantes da promotoria da Infância e Juventude do Ministério Público do RN, Delegacia da Mulher, Conselho Tutelar da Zona Norte e Secretaria Municipal do Trabalho, Habitação e Assistência Social de Natal (SEMTHAS).

O seminário é destinado aos profissionais de saúde do hospital Santa Catarina e também da Secretaria Municipal de Saúde. Na programação haverá uma mesa-redonda discutindo a temática da violência com ênfase no abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes. Os profissionais participarão ainda de uma oficina sobre a Notificação de Violência Doméstica, Sexual e/ou outras Violências, marcada para o dia 20 de maio.

Buscando fortalecer a parceria com o Comitê Estadual de Enfrentamento a Violência Sexual Contra Crianças e Adolescentes, o Núcleo Estadual de Prevenção a Violência/SESAP estará participando também da mobilização que marca o dia Nacional de Luta Contra o Abuso e a Exploração Sexual de Criança e Adolescente em 18 de maio. A partir das 14h haverá uma caminhada e carreata, na orla de Ponta Negra, com apresentação de shows culturais, vídeos e panfletagens.

Luta contra a exploração sexual

Através da Lei Federal nº 9970/00, foi instituído o Dia Nacional de Luta Contra o Abuso e a Exploração Sexual de Criança e Adolescente, o 18 de Maio. Essa data foi escolhida por que neste dia no ano de 1973 em Vitória-ES, Araceli Cabrera Sanches, uma menina de oito anos de idade foi raptada, drogada, estuprada, carbonizada e morta por jovens de classe média alta daquela cidade.

Este fato mobilizou os diferentes setores da sociedade, dos governos e da mídia com o propósito de sensibilizar e encorajar as pessoas a denunciarem situações de violência sexual, bem como criar possibilidades e incentivo para implantação de ações e políticas públicas capazes de fazer o enfrentamento ao fenômeno.


Contato: Iraci Nestor (coordenadora do Núcleo de Prevenção à Violência) – 3232-2549

Governo do Estado do Rio Grande do Norte
Secretaria do Estado da Saúde Pública
Assessoria de Comunicação Social - ASCOM
Subcoordenadora: Patrícia Guimarães
Contato: Michelle Ferret 8859.0218
Contatos: (84) 8839-8437
(84) 3232-2618 / 2630
E-mail:ascomsesap@gmail.com

Site:www.saude.rn.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário