terça-feira, 4 de maio de 2010

Governo lança pacote de medidas para segurança do Estado

O governador Iberê Ferreira de Souza assinou na tarde desta terça-feira (4) a ordem de serviço para a construção de duas cadeias públicas estaduais, uma em Macau e outra em Ceará-Mirim. A assinatura aconteceu na sede da governadoria, no Centro Administrativo, e contou com a participação de autoridades e de Alexandre Magno de Souza, representante da MK Construtora, responsável pelas obras. Além disso, o governador também anunciou um novo pacote de ações que resultarão em um total de 2.431 novas vagas no sistema carcerário.

Nas duas cadeias, o Governo investirá, ao todo, R$ 7.870.285, Além dessas ações, que disponibilizarão 200 novas vagas, o Governo vai construir uma ala para presos prvisórios em Alcaçuz, disponibilizando mais 400 vagas através de um investimento de R$ 10 milhões; reformar prédios da Sedec oferecendo mais 240 vagas; e inaugurar a cadeia de Nova Cruz até o fim de maio, podendo receber até 200 presos. Ao todo, 1.040 vagas serão criadas somente em 2010.

“São ações continuadas que, com a ajuda do judiciário, vão fazer com que acabemos com os presos nas delegacias”, afirmou Leonardo Arruda, secretário de Justiça e Cidadania. “A população já sente a diferença no tratamento que está sendo dado a segurança”, disse o governador.

De acordo com Iberê, um dos principais objetivos do seu governo é acabar com a permanência dos presos em delegacias. Segundo o governador, as ações já propostas resultarão na criação de 2.431 vagas para presos no Estado. “Com a saída dos presos das delegacias, a população se sentirá mais segura para utilizar os serviços prestados lá”, disse Iberê. Atualmente, apenas os estados da Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Sul não mantém presos em delegacias. Além da assinatura da ordem de serviço, o governador assinou a nomeação de 400 agentes penitenciários que foram aprovados no último concurso.

Como próximas medidas, o governador anunciou mais um pacote de ações que contribuirão para que a meta de 2.431 novas vagas criadas seja crumprida. As obras são:

- Ampliação da cadeia pública de Mossoró (100 vagas)
- Construção de presídio em Lajes (100 vagas) - recursos já garantidos pela Caixa Econômica
- Adequação de cadeia pública para presos provisórios em Mossoró (84 vagas)
- Cadeia pública de Parelhas (200 vagas)
- Cadeia pública de Currais Novos (200 vagas)
- Penitenciária para jovens e adultos em Macau (421 vagas)
- Penitenciária de mulheres em Mossoró (286 vagas)

Matéria do Tribuna do Norte

Nenhum comentário:

Postar um comentário